CASAS INDUSTRIALIZADAS

A TETTI vem desenvolvendo desde o ano 2010, sua nova linha de produto que é a fabricação de casas para montagem muito rápida. O sistema construtivo é o “wood frame”, largamente utilizado em todo o mundo. Na América do Norte a grande maioria das casas é construída neste sistema, no Japão também, e é largamente difundido e na Europa, especialmente na Alemanha, Itália, Suíça, Áustria e países da Península Escandinava que o utilizam bastante.

 

Mas só o sistema não diz muito coisa, é possível construir em qualquer sistema com melhor ou pior qualidade, com maior ou menor grau de industrialização, consumindo mais ou menos tempo e dinheiro. Nosso foco é na máxima industrialização possível, com o menor tempo possível de obra no canteiro.

NOSSOS PARCEIROS

O CONCEITO DE PRODUÇÃO

Para implantar nossa linha de produção fomos buscar exemplos de industrialização na Itália, Suiça, Áustria e especialmente na Alemanha, de onde se originam três das empresas com as quais a TETTI tem acordos de fornecimento de sistemas. As empresas listadas abaixo são os parceiros estratégicos da TETTI, por sua especialização e excelência em cada um dos sistemas que consideramos chave para a qualidade de nossos produtos:

 

A BARBI DO BRASIL (www.barbidobrasil.com.br),empresa de origem espanhola, pioneira em sistemas flexíveis para tubulações de água quente e fria, nos fornece todo o sistema de pex (polietileno reticulado) o que garante rapidez na montagem, flexibilidade no sistema como um todo e garantia de estanqueidade.

 

A FUSTE, é a empresa responsável pela preparação tecnológica da madeira utilizada no sistema, com tratamento químico em autoclave, secagem em estufa e classificação estrutural de cada peça utilizada em nossos produtos, com o uso de equipamentos tipo “stress wave machine”.

 

A KNAUF (www.knauf.com.br), nos fornece os sistemas de revestimentos internos de DRYWALL e importante apoio logístico e de transferência de tecnologia.

 

A KRINNER (www.krinner.com),que produz micro-estacas atarrachantes de aço, que nos permitem realizar fundações em horas, sem necessidade de esperar por tempo de cura, além disso é extremamente eficiente na resistência aos esforços negativos (de arrancamento), item preponderante em fundações para sistemas leves.

 

A STAMADE, empresa de projetos estruturais de madeira, do Engenheiro Dr. Guilherme Stamato, sócio da TETTI, que é responsável pelos projetos estruturais do sistema “wood frame”, e que interage com a nossa equipe envolvida com os projetos de produção (“in house”).

 

A STO (www.sto.com),nos fornece soluções de fachada com a utilização de argamassas ultra-flexíveis, 100% acrílicas e de excepcional desempenho térmico e acústico, além de garantir a perfeita estanqueidade do sistema.

 

Para otimizar ao máximo o tempo de canteiro, produzimos painéis e módulos.

 

Painéis são paredes prontas, com acabamentos e instalações elétricas e hidráulicas executadas, revestimentos externos e internos, além de elementos para isolação térmica e acústica, de ancoragem e impermeabilização.

 

Módulos são partes tridimensionais da casa, como banheiros prontos por exemplo. Nesse caso as paredes vão com as instalações e acabamentos absolutamente prontos, azulejos instalados inclusive.

Os telhados, nossa especialidade original, é produzido através de treliças prontas, ou no sistema de painéis, mais rápido e com acabamento, cuja patente foi por nós desenvolvida.

 

Painéis e módulos são transportados até o canteiro de montagem em carretas desenvolvidas especificamente para esse fim (foto), e a montagem utiliza munks ou guindastes dependendo das condições de implantação do imóvel.

PROJETOS

Qualquer projeto é passível de ser produzido em sistema industrializado. Evidentemente, um projeto que seja pensado desde o início para esse propósito irá incorporar vantagens competitivas de tempo e de custo, sem para isso abrir mão da arquitetura. Para que isso aconteça, um dos sócios da TETTI, o Arquiteto Marcelo de Freitas Sacco, presta consultoria gratuita a escritórios de arquitetura, construtoras e incorporadoras que queiram projetar e construir utilizando nosso sistema construtivo.

 

Se for o caso podemos indicar Arquitetos parceiros que conhecem mais a fundo as questões envolvidas no processo produtivo e de Uma vez definido o projeto arquitetônico, é produzido o projeto estrutural, em seguida o de produção e a partir daí os demais projetos logística complementares como instalações elétricas, hidráulicas e de fundação.

 

TEMPO DE EXECUÇÃO

Em geral o tempo entre a finalização do projeto arquitetônico e a instalação da obra no local, cerca de 3 a 4 meses, é o tempo necessário para as aprovações legais e preparação do terreno.

 

O tempo de montagem no canteiro depende da complexidade do projeto e pode levar de 2 a 15 dias, para ter a casa com chave na mão.Numa situação em que a produção é seriada, um condomínio por exemplo, ao contrário de sistemas tradicionais, onde a lógica da economia de escala indica fazer toda a movimentação de terra, depois todas as fundações e assim por diante, nesse caso o indicado é ir deslocando pequenas equipes de forma concomitante e constante, numa produção seriada onde as entregas podem acontecer paulatinamente antes do todo estar pronto, maximizando assim o resultado econômico-financeiro do empreendimento.

CLIENTE ALVO

O sistema industrializado é muito mais rápido e tem controles de produção muito mais eficazes, uma vez que a maior parte do processo produtivo ocorre em chão de fábrica. Como utiliza produtos de primeira linha, transporte especial e precisa de importantes equipamentos de içamento na montagem, certamente não é o sistema construtivo mais barato do mercado.

 

No entanto se olharmos sob a ótica do “ROI” – return over investment na sigla em inglês ou em português: retorno sobre o investimento – tornasse um sistema muitíssimo competitivo, uma vez que a antecipação em muitos meses do resultado financeiro da operação, melhora o rendimento como um todo, mesmo com um mark up um pouco mais baixo.

 

Por esse motivo nossos clientes alvo são investidores de pequeno e médio porte que querem obter retorno financeiro seguro para suas aplicações. A atividade imobiliária em si produz ativos seguros. No caso da construção industrializada rapidíssima, agrega um outro valor de segurança que é a possibilidade de só vender o imóvel pronto, não negociá-lo na planta. Neste caso as margens em geral são maiores e são eliminados os riscos de divergências contratuais em relação ao memorial descritivo. A aceitação do imóvel se dá na assinatura do contrato.

 

Outro público alvo são empreendimentos comerciais que podem ter no prazo de execução a condição de viabilidade ou não do seu negócio.Resumindo, entregamos aos nossos clientes três produtos bastante escassos no mercado da construção civil hoje:

 

- Garantia de Preço

- Garantia de Prazo

- Garantia de Qualidade

 

Para isso temos que trabalhar juntos até antes do projeto arquitetônico, para entender as demandas no negócio imobiliário em questão, as suas condições de contorno, de forma a oferecer as melhores respostas técnicas, construtivas e arquitetônicas para essas demandas.

 

REFERÊNCIAS TÉCNICAS

A TETTI participa ativamente de um grupo autodenominado “Comissão Casa Inteligente”, que congrega várias empresas e instituições que de alguma forma se relacionam com o sistema construtivo “wood frame”. Uma importante ação realizada por este grupo, foi a contratação do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, para a elaboração do documento base que serviu para a criação da “Diretriz Sinat No. 005 - Sistemas construtivos estruturados em peças de madeira maciçaserrada, com fechamentos em chapas delgadas (Sistemas leves tipo “Light Wood Framing”)”, publicada pelo Ministério das Cidades no âmbito do PBQPh, e que trata parâmetros para que esse sistema seja aprovado pelo Sistema Financeiro da Habitação.

 

Além dessas diretrizes utilizamos as normas brasileiras  NBR 7190:1997 “Projeto de Estruturas de Madeira”, NBR 6123:1988 – “Forças de Ventos nas Edificações”, 6120/1980 “ Cargas para o Cálculo de estruturas de Edificações”, NBR 16143:2013 – “Preservação de Madeiras - Sistema de categoria de uso”, que especificam todos os parâmetros para projetos de estruturas, além de complementar o dimensionamento com critérios de cálculo de normas internacionais, em especial o como EUROCODE 5 “Estruturas de Madeira”.

 

R. Projetada 9 nº 30 | Distrito Industrial

Capão Bonito - SP - Brasil | 18304-610

E-mail: faleconosco@tetti.com.br

Fone: +55 11 3042-9192

Copyright © 2015 Tetti

Todos os direitos reservados.